
Saturday, May 31, 2008
LAS ESCUCHAS EN ESPAÑA

Wednesday, May 28, 2008
A NATO EM TREINOS
Monday, May 26, 2008
OUTRA EUROPA
Wednesday, May 21, 2008
PARVAGAL NEWS

Tuesday, May 20, 2008
Nasr Hamed Abou-Zeid
Monday, May 19, 2008
HRISTOS A ÎNVIAT!
Mons Iosif Pop, Metropolita Romeno da Europa Ocidental - que visita o território Português durante esta semana - presidirá à sagração e entronização do novo Bispo Romeno de Espanha e Portugal no próximo dia 25 em Madrid.
Mons. Timotei é o primeiro Bispo Romeno sagrado para o território, que todavia teve três bispos locais (portugueses) sagrados (e excomungados) pela Santa Igreja da Polónia de cuja metrópole ibero-americana só subsistem, hoje, o Brasil e a memória de Gabriel de Lisboa que, tendo abandonado este mundo como Bispo Canónico, foi o primeiro a liderar o regresso destas terras à Ortodoxia.
Também o Patriarcado Ecuménico sagrou já para a Península Ibérica o Bispo Policarpos cuja Cátedra pontifical está em Madrid. E em Madrid ficará o novo Bispo Romeno. Nem a Igreja Romena, nem qualquer outra Igreja Ortodoxa conseguiu até hoje construir um só templo em Lisboa, não obstante a persistência dos esforços. Se o país não quer, não tenha: governem os Bispos Ortodoxos a partir de Madrid. Subsista Lisboa como pequena cidade de província, até nisto.
ХРИСТОС ВОСКРЕСЕ!
A Santa Igreja Russa entronizou aos 18 de Maio o Primeiro Hierarca da Jurisdição de Fora das Fronteiras. O Santo Metropolita Hilárion de Sidney sucede assim ao Santo Metropolita Lauro obreiro da restauração da unidade da Igreja Russa.
Mnô Gaya Leta!
GREGOS, CLARO!
DIREITOS HUMANOS EM PORTUGAL
A ACED presidida pelo Prof. Doutor António Pedro Dores (professor de Sociologia e destacado militante dos Direitos Humanos em Portugal) publicou recentemente elementos documentais importantes.
O primeiro, no plano dos factos, dá conta de indícios suficientes de tortura de João Cipriano e Leonor Cipriano (familiares da Joana, criança desaparecida no Algarve e cujo rapto parece objectivamente protegido pela extorsão de confissão de homicídio sob tortura, pelos mesmos polícias que pretenderam hostilizar o casal MacCann e são arguidos em processo criminal por tortura e cumplicidade com a tortura). Marcos Aragão Correia e José Preto investigaram o caso e formalizaram relatório.
O segundo reporta-se ao tratamento dado a António Pedro Dores em razão das denúncias sobre a situação prisional e vem bem trabalhado na contestação criminal assinada por José Preto. O terceiro, reporta-se ao silêncio em torno da conferência de imprensa da ACED em Lagos (Algarve), tendo sido o tema da tortura ignorado pela imprensa portuguesa (só a TVE se interessou pelas questões de princípio).
Portugal, olhado do ponto de vista da prática institucional e da mentalidade dominante, está fora do espaço europeu de civilização.
Wednesday, May 14, 2008
Tadic negoceia

Monday, May 12, 2008
NOVA CRISE SÉRVIA

Pode impor-se a prostituição do Estado a um país, contra a maioria do seu povo?... Ainda que as vitórias tácticas possam representar derrotas estratégicas, a resposta provisória é afirmativa. Pode.
Tadic já declarou que Kostunica “nunca mais” será primeiro-ministro. Correu entretanto a demitir os altos quadros da Segurança Interna por temer pela própria vida, segundo tudo indica.
Quanto à vitalidade intelectual dos Sérvios, o Teatro Nacional de Belgrado mantém a sua presença de excepcional intensidade. Belgrado é uma das cidades mais inteligentes da Europa. E o Teatro Nacional levou agora à cena “A neurose Sexual dos nossos pais” de Lukas Barfuss, jovem autor. Um suíço nascido em
Simic, um poeta sérvio da América foi recentemente distinguido e é citado pela Santa Igreja Sérvia, em palavras que também hoje ecoam de modo estranho: “At least one crucified on every corner./The eyes of a mystic, a madman, murderer./They know it's truly for nothing,/The eyes do./ All the martyr's sufferings/On parade. Exalted mother of us all/Tending her bundles on the sidewalk, Speaking to each as if it were a holy child...”
O Semanário Sérvio, interessante presença editorial dos Sérvios em Espanha, publica a completa informação sobre as votações, cujos resultados são ainda provisórios.
