Mons Iosif Pop, Metropolita Romeno da Europa Ocidental - que visita o território Português durante esta semana - presidirá à sagração e entronização do novo Bispo Romeno de Espanha e Portugal no próximo dia 25 em Madrid.
Mons. Timotei é o primeiro Bispo Romeno sagrado para o território, que todavia teve três bispos locais (portugueses) sagrados (e excomungados) pela Santa Igreja da Polónia de cuja metrópole ibero-americana só subsistem, hoje, o Brasil e a memória de Gabriel de Lisboa que, tendo abandonado este mundo como Bispo Canónico, foi o primeiro a liderar o regresso destas terras à Ortodoxia.
Também o Patriarcado Ecuménico sagrou já para a Península Ibérica o Bispo Policarpos cuja Cátedra pontifical está em Madrid. E em Madrid ficará o novo Bispo Romeno. Nem a Igreja Romena, nem qualquer outra Igreja Ortodoxa conseguiu até hoje construir um só templo em Lisboa, não obstante a persistência dos esforços. Se o país não quer, não tenha: governem os Bispos Ortodoxos a partir de Madrid. Subsista Lisboa como pequena cidade de província, até nisto.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment